PLANTÃO
Precisou da Smart após às 18h? Ligue para o nosso Plantão.
(48) 99909-4141
(48) 98473-0279
*Os números acima estarão disponíveis após as 18h.
  • 25/01/2021

    Mundo têxtil

    O peso, a textura, a flexibilidade, a temperatura que ele passa, se ele desliza ou é mais áspero. Tudo isso tem a ver com duas razões principais: a composição e a técnica utilizada na trama!

    A composição

    Naturais: algodão, linho, seda, fibra de coco ou cânhamo.

    Sintéticos: poliéster, poliamida, elastano.

    A técnica

    Trançamento: Existem tecidos de trama mais fechada, e outros de trama mais aberta. Isso significa que, ao trançar os fios no tear, cada um dos fios transversais ficaram mais próximos ou mais distantes uns dos outros, formando uma tela com mais ou menos “poros”. Isso pode adicionar ou evitar transparência, ou deixar o tecido mais leve - ou mais pesado. A técnica é usada para produzir tecidos planos, que não têm elasticidade.

    Lado a lado: Os fios desse tecido são dispostos horizontalmente. Em vez de serem todos entrelaçados nos fios verticais, como o tecido plano, eles são entrelaçados lateralmente um ao outro. Isso dá elasticidade ao tecido, e é assim que se produz a malha.

    Espessura: Além disso, existem ainda variações na espessura de cada fio utilizado para compor a trama. O próprio tricoline, pode ser produzido com fios 40, 50, 60 e até 80. Quanto mais fino o fio, mais fechada deve ser a trama.

    Você sabia dessas informações?

    VOLTAR
    Compartilhar:

O que você procura?